Site da Secom é importante ferramenta para o trabalho de veículos de comunicação
SÍLVIA DEVAUX
Redação/Secom-MT
No ar desde 2001 o site da Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom-MT) se consolida como uma importante ferramenta de apoio aos veículos de comunicação. Estima-se que boa parte do acesso da home page é feito por profissionais do jornalismo que se pautam pelas informações postadas no link últimas notícias e que fazem uso das fotos, artigos, entrevistas e matérias, inclusive da Rádio e TV Secom.
“O portal do Estado tem sido para nós, jornalistas e editores, um instrumento fantástico, tanto de conteúdo quanto de imagem. Vejo atualização constante e banco de dados rico em informações”, analisa o proprietário do blog-site RD News, Romilson Dourado. O RD News, além das matérias, costuma recorrer ao site sempre que precisa de uma foto para matérias produzidas sobre municípios ou administrações públicas do interior. A única observação do jornalista é com relação à demora para abrir a página.
Nesta segunda-feira (21.09) o site começou a circular com novo lay out e tecnologias que modernizam os serviços de notícias do Governo e tornam o acesso mais rápido. Para o editor-chefe do site de notícias O Documento, Cláudio Moraes, essa evolução pela qual passa a página oficial da Secom acompanha o perfil moderno e empreendedor do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi. “Entre os veículos públicos é o de melhor disponibilidade e qualidade para navegar”, ressalta o jornalista.
Opinião semelhante tem o editor-executivo do jornal Diário de Cuiabá, Anselmo Carvalho, que o avalia como um dos melhores sites institucionais dos governos de Mato Grosso e ainda de outros Estados. “É excelente a facilidade e a qualidade de acesso do site da Secom, a gente sempre consegue o que busca, as fotos carregam rápido e o sistema de busca é fácil de se usar”, argumentou o editor que diariamente monitora o conteúdo. “Espero que continue com a mesma ferramenta”, completou ele sobre a renovação na home Page.
A navegação pelo www.secom.mt.gov.br, endereço de acesso ao site, é quase que obrigatória no jornalismo de Mato Grosso. A chefe de Reportagem da TV Record, Cleci Pavlack, reconhece que principalmente no caso da TV o acompanhamento do site é necessário para a produção de pautas ou reportagens que destacam políticas públicas de governo e atuação das polícias Militar e Civil. Cleci diz que acessa todos os dias para complementar seu trabalho e buscar informações antigas.
“É um site muito bom, porque através dele podemos saber das mudanças no Governo, de assuntos de interesse público como a saúde e segurança, por exemplo. Sem dúvida é o porta-voz do governo, um espelho para os veículos de comunicação. Está sempre atualizado. Por meio dele, nos pautamos e nos inteiramos sobre os acontecimentos de cada secretaria de governo e nos preparamos para entrevistas com os secretários de Estado”, relata o produtor e apresentador da Rádio CBN, Davi de Paula, que elogiou ainda a Rádio Secom.
É unânime entre os profissionais o acesso diário ao site da Secom. Davi de Paula conta que “o acessa mais de uma vez ao dia e logo que chega à rádio, pela manhã, já busca as informações e os assuntos de interesse dos ouvintes”. O editor da Revista RDM, Rui Matos, acessa de duas a três vezes por dia a página que classifica como um instrumento formidável de pesquisa. “Sempre encontro o que busco, mas a busca não é precisa mesmo se digitada a palavra-chave”, avalia o profissional.
Rui Matos considera o site interessante. Ele lembra que o material postado (texto e imagem) para reportagem de revista tem pouco aproveitamento. “Melhoraria ainda mais se os repórteres e fotógrafos, que viajam ao interior, fossem além, produzissem fotos e matérias mais específicas da determinada cidade e não apenas das inaugurações do governo”, sugeriu o editor da RDM.